sábado, novembro 07, 2009
Metodologia do Treinamento Científico - Laffranchi, B.
A autora disponibilizou e acrescentou novidades, no campo competitivo, retirados de experiência própria ao acompanhar detalhadamente o treinamento da equipe brasileira em sua melhor forma.
Sem dúvida alguma é um livro indicado para técnicos, na medida em que o interesse motivador é a periodização necessária a quem deseja resultados sérios e objetivos definidos, que no caso foi a melhor classificação olímpica da GR brasileira.
Após uma breve introdução, sobre a evolução da ginástica, o teor principal da publicação é explicar a necessária seriedade de encarar um treinamento de uma equipe de alto nível.
Uma técnica de alto nível, ou seja para esporte de rendimento, em competições internacionais, deve ter conhecimentos gerais sobre fisiologia do esforço,como também adequar os princípios científicos do treinamento científico (geral), ao esporte que se quer, devido a certas especificidades.
A dosagem de preparação física sofre mudanças e adaptações no decorrer de um período estipulado.E adequar ballet como preparação física, equivale a ter experiência.Por outro lado surge a preparação técnica, ou seja a repetição das sequências e dificuldades corporais e de aparelhos.
A preparação tática que equivale a dizer: como a coreografia deve impressionar aos árbitros? como diferenciar a nossa coreografia das outras?
A preparação intelectual e psicológica, pois as ginastas muitas vezes são adolescentes.
Como dividir o tempo diário do treino, com vistas a evitar lesões, e suprir as necessidades e falhas.
O melhor do livro, para quem aprecia, é distinguir nas fórmulas a necessidade de encarar o treinamento de alto nível com seriedade e nunca como um degrau a subir!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário