quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Academias da FIG

Apesar do tempo curto, este é um tema muito bom e que acompanho desde 2004, no caso a GA masc e fem., agora trata-se efetivamente da GR:

O programa tende a unificar os conhecimentos, já que muitos países encontram-se desnivelados, quanto ao treinamento e iniciação de atletas.Vejamos o que contem o percurso relativo à G. Artistica, modelo já modificado.E sem dúvida nenhuma, este modelo deverá servir para as outras modalidades de Ginástica da FIG, reservando as transformações para a parte específica da modalidade ( no caso da GR, os aparelhos ).

Desenvolvimento por CLASSE ETÁRIA Material do recurso para a ginástica artística de treinamento .
A finalidade do programa de desenvolvimento da classe etária é fornecer uma aproximação sistemática a ser desenvolvida na ginástica artística de competição, ou seja, do nível de entrada ao internacional.
Este programa é empreendido pela federação internacional da ginástica com o intuito de fornecer a todos seus membros afiliados uma diretriz e uma base fundamental para a ginástica competitiva.
Muito conhecimento sobre a ginástica já existe em livros e artigos, e esta apresentação é um esforço para consolidar a informação mais atual.
Compreende-se que todas as nações membros afiliados da FIG estão a nível diferenciado de desenvolvimento do esporte e esta informação pode facilmente ser adaptada para suprir as necessidades culturais ou nacionais.
Índice da ROM CD: Teoria do treinamento (geral e específico) Éticas do treinamento Elementos e metodologia do treinamento para todo os aparelhos. Preparação física (Teoria, métodos, exercícios)
Esquemas do desenvolvimento do conhecimento em: Biomecânica, Anatomia funcional, Primeiros socorros e Nutrição e a prevenção de lesões, Psicologia, Pedagogia, (o processo até antes de 2000, era o que os ex-atletas sem formação científica obtinham por experiência própria).


Estes sao algumas das propostas de estudo propostos e são agradáveis os 2 ultimos:
* Perfis da altura, do peso .
* Estágios técnicos específicos do desenvolvimento da GR.
* Perfis da habilidade física e testes de habilidade física através dos estágios do desenvolvimento motor.

* Volume do treinamento e recomendações quanto `a intensidade (volume).
* Recomendações da estrutura da competição para gymnastas de acordo com a faixa etária.

Mas que programa é este?

Vamos observar as etapas/níveis (que são 3) para obter este certificado FIG!

A fase 1 - está relacionada aos Princípios de crescimento e maturação, em curriculos antigos nas Universidades compreende-se as seguintes disciplinas= desenvolvimento motor, psicologia da educação, introdução à Ginástica.
A fase 2 - está relacionada aos seguintes conhecimentos= Antropometria aplicada, perfil físico versus idade (Fisiologia) e Aprendizagem motora(habilidades)e desenvolvimento técnico nos aparelhos.
A fase 3 - treinamento segundo a idade do ginasta, Metodologia do treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails