O ensino da GR em cursos de Educação Física nos mostra um impasse. Estou a escrever aqui sobre a disciplina que mobiliza a GR e não de uma disciplina que por vezes esta incluída em um currículo abrangendo a totalidade do que significa a palavra Ginastica , ou seja, o que significa o nome Ginastica perante o esporte, perante as academias de fitness, perante praticas alternativas, em ambiente formal ou informal, ao ar livre etc.
O ensino universitário, e não desejo separar aqui se Licenciatura ou Bacharelado, provoca a reflexão entre a vida profissional e a acadêmica, como também a escolha de um cursos privado ($) ou publico. Escrevo este pormenor, porque os universitários do ensino privado tanto quanto os de ensino publico desejam logo entrar em estágios, por necessitarem de imediato de um retorno financeiro para amenizar os gastos com o curso.
Desta forma o ensino da GR dependentes da linha politico-pedagógica da instituição e do próprio professor poderá ampliar o conhecimento do alunado por duas vias, se não ambas.
- a da iniciação esportiva, com vertente pedagógica e vertente competitiva, demonstrando ao aluno como trabalhar com escolinhas de esportes ou na escola e compor as suas primeiras coreografias e jogos de movimento e trabalhar corretamente o corpo da criança, ludicamente ou com vistas a uma competição inicial da criança e do próprio profissional.
- a do código de Pontuação analisando competições via videos, regulamentos e estatutos das instituições, quando o aluno verifica a amplitude das regras e a dificuldade de assimilação já que estas são complexas e mudam constantemente podendo provocar uma insatisfação sobre o conhecimento já que a leitura do Código não sera nunca prazerosa.
- ou as duas vertentes unido o conhecimento e que na escola a auto-estima das crianças e outros aspectos sociais podem e devem ser objeto de atenção, mais vale um belo jogo de movimento do que uma competição frustrante!
Como foi o seu curso.... quais lembranças, quais as falhas, quais os méritos... recordando que agora você como profissional, poderá aprender e alongar por conta própria o seu conhecimento, seja ele especifico da modalidade ou iniciação como também repetir erros causados por currículo apressado, ex-professor,
ex- orientador de estagio , diretor do clube, diretor da escola, coordenador .......uau! um mundo de pessoas que envolvem a sua vida profissional em uma teia.
Deixo aqui uma experiencia de uma instituição de ensino privada (no meu tempo com um ensino maravilhoso) na disciplina GR, onde as montagens coreográficas foram alvo de estudo em uma pesquisa-ação. AQUI.
Os alunos independente do sexo, formavam grupos e de acordo com o aparelho deveriam criar coreografias tendo como base um pequeno regulamento( minimo de formações, lançamentos, colaborações, 01 dificuldade de cada grupo corporal, manuseio do material, tempo de coreografia e uma musica etc). A pesquisa-ação sempre foi executada apos 01h de aula pratica sobre elementos corporais e manejo do material, ou seja, na ocorrência do trabalho criador e colaborativo dos grupos.
Alguns não incluíram a modalidade em sua vida profissional e outros sim. Mas devem ter boas lembranças e conhecimento.
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