Mostrando postagens com marcador acadêmicos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador acadêmicos. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, outubro 24, 2011

Qual a diferença IV

Segue nesta postagem mais exemplos da pedagogia francesa quanto a Ginastica Rítmica.

Possibilidades metodologicas.

GYMNASTIQUE+RYTHMIQUE

e o item artístico incentivado desde pequeninas.

terça-feira, outubro 18, 2011

Corpo e Games I


No primeiro semestre de 2008, em uma Universidade privada, na disciplina Desenvolvimento Humano (com conceitos direcionados a partir de vários autores), alem de trabalhos vinculados com o projeto web 2.0, os alunos escolheram temas ligados aos seus interesses, em modalidades esportivas. Um pequeno grupo optou curiosamente por vídeo games, provocando o riso dos colegas, mas liberado devido ao nosso interesse em ampliar o conhecimento do grupo desde que houvesse uma participação ativa dos mesmos.
O projeto web 2.0 enquadrava conceitos de autores referenciados no planejamento teórico do curso e em sua parte pratica, como inicio de pesquisa, Onde deveria ocorrer um acompanhamento das fases da vida real dos familiares dos componentes dos grupos, desde a concepção ate ao que denominamos terceira idade, com fotos digitalizadas, pequenos videos e os conceitos dos teóricos estudados e criação de gráficos.

Para a segunda atividade deveriam criar um ppt. com ate 06 slides e dar privilegio as imagens e ressaltar benefícios ou não do que haviam escolhido para pesquisa, em tempo determinado, pois a turma era composta por muitos alunos.

O objetivo naquela época, da minha parte, era incluir conhecimentos passiveis de serem utilizados em nossa área a partir da tecnologia, como algo novo a ser descoberto.

sexta-feira, setembro 16, 2011

motivos para a Escola

Os alunos RE- conhecem ou não, identificam ou não,  sabem ou não o que significa a palavra Logomarca, uma boa questão.
O conhecimento abrange o todo de algo, na medida do possível, mas conseguiremos abranger o todo, mas qual  será este todo!
As crianças podem criar logomarcas, claro! como distinguir de Logotipo! mas não seriam Pictogramas.
Esporte e conhecimento uma boa dica!

Um vídeo com uma historia com legendas facilita o conhecimento.



Linguagens pictograficas , linguagens simbólicas .


Ou uma Linha do tempo!

http://www.dipity.com/thbeth/

ou mesmo a moda, aqui a partir dos 04 minutos e 10 segundos um pequeno historico.
Logomarcas em eventos GR on PhotoPeach

quinta-feira, setembro 15, 2011

Entre a vida acadêmica e a profissional - IV

As nossas regiões, no concurso II, ficaram assim representadas-


o total de 82 series de Bola , concurso I, em uma analise da localização das PI , no tapete competitivo.


Desta forma os resultados demonstram que as técnicas iniciam as suas series, pelo menos neste caso , no fundo do tapete ou no meio.
O resultado não implica na composição , na classificação, mas poderá ser indicativo do espaço de treinamento da equipe, estética do gosto artístico da treinadora etc

Sao questões subjetivas, claro.
Gráfico 1

Quanto a penalização do uso incorreto do espaço ainda encontramos muitas falhas, principalmente das equipes iniciantes, ou por ocorrência de algum erro no deslocamento da ginasta ou perda de aparelhos. Vejam abaixo.


Gráfico 2

e quanto ao inicio das series e a escolha das treinadoras encontramos o seguinte

Entre a vida acadêmica e a profissional - III

A iniciação em ginastica nos USA aqui

Desta forma fica claro que a GA sempre refletiu sobre uma iniciação lúdica na modalidade, tanto quanto a GR.
Mas no momento atual todas as Academias da FIG seguem este exemplo com uma visão direcionada para o treinamento em alto nível e por etapas! Muito boa iniciativa !

Uma observação detalhada das composições das técnicas indicadas para a Academia FIG demonstram o quanto esta sendo valido esta oportunidade!

Vamos aqui analisar uma competição recente (OE)que envolve todo o Brasil abrangendo os seguintes itens-

- representatividade por estados  e regiões brasileiras - concurso II

- um pequeno estudo (aparelho bola) sobre a posição inicial das coreografias e a sua localização no tapete de competição ( localização que não influi no artístico, mas que deve ajudar ao professor (técnica) em sua criatividade e na procura da não repetição com suas alunas) - concurso III
na próxima postagem!

quarta-feira, setembro 14, 2011

Entre a vida acadêmica e a profissional - II

A iniciação na França, Alemanha e na Inglaterra.
Enquanto esperam os grandes eventos, como os jogos Olímpicos.


A França tem sempre em vista uma pedagogia na iniciação esportiva, vejam aqui.

Na Alemanha vejam os videos para Ginastica com crianças. AQUI e mais AQUI

Entre a vida acadêmica e a profissional - I

O ensino da GR em cursos de Educação Física nos mostra um impasse. Estou a escrever aqui sobre a disciplina que mobiliza a GR e não de uma disciplina que por vezes esta incluída em um currículo abrangendo a totalidade do que significa a palavra Ginastica , ou seja, o que significa o nome Ginastica perante o esporte, perante as academias de fitness, perante praticas alternativas, em ambiente formal ou informal, ao ar livre etc.

O ensino universitário, e não desejo separar aqui se Licenciatura ou Bacharelado, provoca a reflexão entre a vida profissional e a acadêmica, como também a escolha de um cursos privado ($) ou publico. Escrevo este pormenor, porque  os universitários do ensino privado tanto quanto os de ensino publico desejam logo entrar em estágios, por necessitarem de imediato de um retorno financeiro para amenizar os gastos com o curso.

Desta forma o ensino da GR dependentes da linha politico-pedagógica da instituição e do próprio professor poderá ampliar o conhecimento  do alunado por duas vias, se não ambas.

- a da iniciação esportiva, com vertente pedagógica e vertente competitiva, demonstrando ao aluno como trabalhar com escolinhas de esportes ou na escola e compor as suas primeiras coreografias e jogos de movimento e trabalhar corretamente o corpo da criança, ludicamente ou com vistas a uma competição inicial da criança e do próprio profissional.

- a do código de Pontuação analisando competições via videos, regulamentos e estatutos das instituições, quando o aluno verifica a amplitude das regras e a dificuldade de assimilação já que estas são complexas e mudam constantemente podendo provocar uma insatisfação sobre o conhecimento já que a leitura do Código não sera nunca prazerosa.

- ou as duas vertentes unido o conhecimento e que na escola a auto-estima das crianças e outros aspectos sociais podem e devem ser objeto de atenção, mais vale um belo jogo de movimento do que uma competição frustrante!

Como foi o seu curso.... quais lembranças, quais as falhas, quais os méritos... recordando que agora você como profissional, poderá aprender e alongar por conta própria  o seu conhecimento, seja ele especifico da modalidade ou iniciação como também repetir erros causados por currículo apressado,  ex-professor,
ex- orientador de estagio , diretor do clube, diretor da escola, coordenador .......uau! um mundo de pessoas que envolvem a sua vida profissional em uma teia.

Deixo aqui uma experiencia de uma instituição de ensino privada (no meu tempo com um ensino maravilhoso) na disciplina GR, onde as montagens coreográficas foram alvo de estudo em uma pesquisa-ação. AQUI.
Os alunos independente do sexo, formavam grupos e de acordo com o aparelho deveriam criar coreografias tendo como base um pequeno regulamento( minimo de formações, lançamentos, colaborações, 01 dificuldade de cada grupo corporal, manuseio do material, tempo de coreografia e uma musica  etc). A pesquisa-ação  sempre foi executada apos 01h de aula pratica sobre elementos corporais e manejo do material, ou seja, na ocorrência do trabalho criador e colaborativo dos grupos.

Alguns não incluíram a modalidade em sua vida profissional e outros sim. Mas devem ter boas lembranças e conhecimento.

terça-feira, setembro 13, 2011

um ponto de origem, entre outros..

Deixo aqui para todas, na integra, o link com o texto da primeira iniciativa de estudos em ginastica, no caso GA.(formalizada em 2003, salvo engano)
Eu comprei via FIG este  Cd, por alguns dólares, em 2004.
O Cd chegava  com traduções em diversas línguas - alemão, russo, inglês, francês e espanhol (que estou a disponibilizar).

Na verdade só posso ter como argumento este texto e, apos a palestra que assisti na Paraíba, sera de interesse para todas o teor com base  em faixa etárias de uma abordagem desenvolvimentista em alguns itens importantes.
Foi o primeiro programa, que eu saiba, da FIG intitulado GROUPS AGE.  AQUI!
Diversos enfoques de maturação infantil são abordados com uma subdivisão etaria de 06 a 11 anos e de 11 anos a 13 anos.

Diversos autores de peso em suas referencias biliograficas- Collins ( 1976) , Elkind ( 1975), Portmann (1993), Malina (1984), Haywood (1993), Weineck (1990), Sanders (1990)..
 A partir de um conjunto de conceitos dos autores, a FIG orientava para a formação educacional de técnicos envolvidos com a formação de ginastas , tomando como base os seguintes pontos.
Maturação motora, maturação fisica, maturação cognoscitiva, maturação perceptiva, maturação psicossocial ..
Argumentos ainda validos e que ajudam bastante. O texto contem tabelas de altura e possibilidade de descoberta de talentos em GA, aquecimentos, testagens etc.. bom proveito.
Adaptações são sempre necessárias, escrevo isso porque crianças são crianças  apesar de que GAF e GAM  diferem da GR .

NUNCA esquecendo de que  em Escolas.... pode ser de outra coisa que necessitamos.....!

segunda-feira, agosto 22, 2011

Curso

Esta semana apos um convite da Monika Queiroz e Flavio Barroca estarei a falar sobre o Artístico. Meu muito obrigado aos dois. Recordo que já participei de um evento destes dois colegas, aqui no Estado, e conversamos sobre a Execução! vejam mais abaixo o que partilho com todos.Sei muito bem que grandes ginastas já falaram sobre o artístico, a exemplo do curso em 2010 no Rio, da Renata Teixeira, em uma muito bonita  iniciativa.Sei muito bem que outras pessoas, colegas minhas, a quem muito respeito, podem se sentir com grandes possibilidades de partilhar também sobre este tema. O meu intuito será repassar e partilhar as minhas simples convicções sobre esta tematica que tanto nos envolve!Sou mestra em Motricidade Humana e a minha dissertação envolveu o item Artístico e coreografico. Pretendo utilizar em minhas 2 horas na sexta feira os seguintes pontos, que rabisquei apressadamente e que podem estar sujeitos a mudanças-1- Conversarmos sobre o que pede o COP, em vigor, sobre o Artístico (ver slides) e comparar arbitragens em esportes que levam em conta este item como patinação artistica. 30min.2- Abordar fatos que se repetem nos individuais brasileiros e que eu e minhas colegas, que arbitraram comigo este item, sempre notamos.30 min.3-Considerações sobre a evolução do que compõe na atualidade o artístico em Conjuntos  dos anos 70 ate os dias de hoje.30 min.4- Tendencias artísticas e uma pequena pratica com os cursistas.30 min. A pratica ocorrera em pequenos grupos e as atividades serão distribuídas por sorteio, acompanhadas de uma ficha com as indicações prescritas e um CD com uma musica para elaboração e apresentação do que foi pedido por todos os componentes dos grupos. 

Uma breve análise
View more presentations from thbeth.


ExecuçãO
View more presentations from thbeth

OBSERVAÇAO- por favor neste ultimo slide considerem o aparelho Bola com faltas pequenas e medias  a serem despontuadas.(slide 14)

quinta-feira, fevereiro 03, 2011

terça-feira, junho 29, 2010

Unicamp-SP




A aula com Maryia Gataeva poderia ter sido melhor, mas prendeu-se ao que foi disponibilizado ...pena!
Deixo aqui algumas dicas que anotei sobre a criação coreografica:


Música- ritmo e melodia (ouvir repetidamente) e seguir para a...
Idéia de acordo com a música e quanto ao...
Conteúdo, escolher os elementos. As contagens devem sempre ser repetidas (responsabilidade da ginasta).

Aconselhou uma atenção especial aos acentos e pausas da música; os elementos estáticos devem ser seguidos por elementos rápidos.
Segundo Maryia, dependendo do caráter musical (tango, folk etc) devemos trabalhar estes aspectos como Dança, suprindo assim falhas do repertório da ginasta e sem dúvida de interpretação.
Outro ponto muito bem adotado é trabalhar a sequência já pronta sem o aparelho, para diminuir erros corporais.

Os acordes altos da melodia devem, no tempo forte da música, sugerir saltos, lançamentos etc.

Quanto aos lançamentos e recepções da ginasta, refazer sempre a seguinte pergunta: quantos braços você tem?

Amanhã Eunice Lebre - Academy FIG ...

segunda-feira, junho 21, 2010

quarta-feira, janeiro 27, 2010

Axes de réflexion:le sport et l'educacion


Le connaissance des valeurs sociels dans le critéres de performance et d'estetique.
O que aqui exponho, apresentei no Congresso virtual, foi uma boa experiência!

O resultado da simbiose possível, entre os fatores que englobam o corpo, a vontade e a mente, presentes na filosofia do Olimpismo, reúne na modalidade olímpica de
GR -Ginástica Rítmica- Ensembles, aspectos de uma vertente pedagógica social, originária do lúdico infantil, que através de décadas desenvolveu um sistema de critérios para a composição da sequência dos exercícios, sempre aprimorados, no intuito de elevar aquela atividade motora à categoria de modalidade Olimpica.

Apesar de ser um esporte exclusivamente feminino, no âmbito do setor educativo onde surge o conhecimento desportivo em crianças, ocasiona-se a possibilidade de se expor, tanto aos espectadores como aos participantes, uma visualização da dimensão cultural, não só como arte estética coreográfica, mas como também demonstração de união da harmonia, do ritmo e de princípios, se não éticos, mas de convivência social entre os participantes de um grupo.
Na medida em que o Olimpismo questiona em que medida uma modalidade Olímpica é demonstrativa de uma aliança do esporte com a educação, encontramos na GR critérios que embasam uma performance por intermêdio de regras.
O contexto esportivo criado, onde se insere a criação de um estilo de vida educativa e o respeito aos princípios éticos fundamentais necessários à sociedade atual, resulta em uma representação da aliança entre cultura e educação, na medida que em vários países há uma verdadeira urgência desta temática, originando uma leitura onde os corpos são o significado, e as regras a cumprir os significantes nos regulamentos que gerem estas coreografias de conjunto da modalidade olimpica de GR -Ginastica Ritmica.

A partir das últimas modificações do COP- Codigo de Pontuação (2004-2008) em GR- Emsamble, no setor concernente ao Artístico, pontuam-se com admiravel sensibilidade a vida em grupo, talvez fruto da imaginação utópica da sociedade e do ser do homem em seu gregarismo, na medida em que as regras indicam a necessidade de existir na composição (no caso coreográfica) demonstrações claras que sugerem:



a arte do Conviver, em um tempo-espaço previamente estabelecidos
a arte do Relacionamento, entre os componentes do grupo
a arte da Cooperação e a possibilidade de um mínimo de Trocas criativas entre pessoas (participantes), em uma linguagem simbólica.

Estes três pontos necessários à sociedade atual, relacionamento entre comunidades diferenciadas, a cooperação e convivência, em conjunto ao movimento do corpo no espaço, adequam-se ao ritmo implantado pela música, em uma diversidade cultural.
Contrapondo-se que na Educação o imprimir esta leitura simbólica na socialização escolar é uma responsabilidade do Professor, esta diversidade cultural, que é exposta por intermêdio da beleza e da arte, na escolha das músicas, na combinação estética das cores das vestes e aparelhos, dos movimentos humanos em diversos ritmos em um mesmo espaço e tempo unindo a beleza do movimento dos corpos, é passível também de uma leitura indicada para a atualidade, a da com-vivência, ou o saber-viver, acompanhada do saber -fazer.
Desde a sua separação da G.A. , por opção de uma maneira diversa de competir com aparelhos portáteis, com o auxílio de diferentes personalidades, entre bailarinos e pedagogos, como Medau, encontramos por várias décadas, o aprimoramento de regulamentos, abandonando-se o consenso, já que a arte do movimento deve adequar-se a uma criatividade, a uma sensibilidade, a uma escolha , a da escolha de um “estilo de vida”.
Edgar Morin, em os “Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro”(2000), aponta que o Conhecimento é o primeiro “buraco negro”, e que perante o que acontece na realidade, nós “não reconhecemos os erros porque deslizamos neles”.

Em uma análise histórica, que sem dúvida pode ser o relacionando ao percurso da GR como modalidade esportiva, onde uma idéia não é um fato real, o entendimento necessário das diversas traduções das mesmas regras, exigiram as mudanças efetivadas, onde também outro fator predominante foram as diferenças sociais, culturais e de origem que envolvem os participantes.



Em estudos sobre as últimas variações coreográficas, em seus regulamentos técnicos, é notório este caráter evolutivo socializante. Constata-se com o novo COP -GR 2009-20012 esta evolução, ou seja, a questão social, da convivência de um grupo demonstrando o seu melhor perante regras igualitárias e regulação dos excessos.

A leitura simbólica das regras que regem as modalidades esportivas dependem da capacidade de cada educador, do seu olhar em busca de mais além, acima de uma pura demonstração de força e competitividade.

Este simbolismo deve ser a base de promoção dos esportes olímpicos para a maioria das crianças que participam em sua iniciação esportiva, da conquista de algo, seja saúde, agilidade ou velocidade.
O modo de imprimir regras de sociabilidade de um esporte aos parâmetros construtivos de uma vida comum em comunidades/sociedades acontece por interação com um adulto.
Já que os critérios de performance através de pontos mobilizam os amantes das diversas modalidades esportivas, devemos considerar assim que, ultrapassamos na GR, a questão do quem corre mais rapido, quem salta mais alto, ou quem é o mais forte.

A importância representativa da cooperação, do relacionamento, das trocas, apesar da beleza ser subjetiva aos olhos de cada um, promove-se na criatividade exposta nesta modalidade de Ginástica que é a Ginástica Ritmica, em uma evolução do controle corporal que é demonstrativa de uma união dos valores sociais, embora poucos o vejam e exemplifiquem em termos esportivos.

PS- nossas chances sempre foram o conjunto, mas vigoram sempre as vaidades individuais e os egos megalomaníacos.Sem chance!

quarta-feira, setembro 17, 2008

Próxima semana: avaliações.

Em grupos, não esqueçam dos nossos objetivos!

terça-feira, agosto 05, 2008

sexta-feira, julho 04, 2008

As aulas práticas finais



Quanto aos aparelhos femininos, a Trave foi analisada via vídeo.
Quanto aos aparelhos masculinos, argolas, cavalo com alças e barra fixa, a análise foi via vídeo do Pan.

terça-feira, julho 01, 2008

Bastidores..








terça-feira, maio 27, 2008

TIC e aulas práticas.




Aconteceu muito rápido o aprendizado: Slides, fotos, vídeos, artigos em hipertextos...senhas, copiar, colar, deletar, escrever, manter o humor, tags, embed, codigos, publicar, publico/privado, moderar, pesquisar, salvar, apresentar falhas e acertos, manter a paciência com os mal-entendimentos, com os entendidos do meio da comunicação, com os colegas, com os alunos e seus pensamentos contrários, com os curiosos...!
Tudo acontece! Principalmente pontos de vista diferentes.
Afinal "cada ponto de vista é um ponto no Universo".


Estamos ao final do semestre e com ele aproxima-se a finalização deste meio de comunicação como intermediario de inovações aos acadêmicos da área motora que estão sob minha orientação.
Desde o momento em que a escolha foi Licenciatura, é necessario surgir um novo professor.
O objetivo deste blog, é/foi unir possibilidades de uso das ferramentas tecnológicas, em aulas práticas ou não, com o intuito de:
Motivação de alunos e pais com a visualização dos progressos e feedback das atividades esportivas evitando o sedentarismo, construindo um intercambio social professor-colegas, alunos/professor, professor/pais, estimulando um BOM USO do meio digital em paralelo à atividade motora, onde todos podem ser respeitados em suas diferenças.





Em Apresentações em Congressos, aulas, reuniões, demonstre sempre o bom profissional que você é!
Demonstre estar ligado nas modificações necessárias à Educação!
Parabéns Lídia e cia.!

segunda-feira, maio 12, 2008

Na escola com a geração Y




retirei a foto daqui.


Do texto que está conectado ao título seguem os parágrafos finais.

O tubo é mais importante do que o conteúdo dentro do tubo. Nossa habilidade em aprender aquilo que precisamos para amanhã é mais importante do que aquilo que sabemos hoje. Um verdadeiro desafio para qualquer teoria da aprendizagem é ativar o conhecimento conhecido até o ponto da aplicação. No entanto, quando o conhecimento é necessário, mas não conhecido, a habilidade de se “plugar” a fontes para encontrar o que é requerido, torna-se uma habilidade vital. Na medida em que o conhecimento continua a crescer e evoluir, o acesso a aquilo que é necessário é mais importante do que aquilo que o aprendiz possui atualmente.

O conectivismo apresenta um modelo de aprendizagem que reconhece as mudanças tectônicas na sociedade, onde a aprendizagem não é mais uma atividade interna, individualista. O modo como a pessoa trabalha e funciona são alterados quando se utilizam novas ferramentas. O campo da educação tem sido lento em reconhecer, tanto o impacto das novas ferramentas de aprendizagem como as mudanças ambientais na qual tem significado aprender. O conectivismo fornece uma percepção das habilidades e tarefas de aprendizagem necessárias para os aprendizes florescerem na era digital.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails