domingo, outubro 23, 2011

A montagem de bancas de arbitragem em campeonatos estaduais II

Destaco aqui a presença alem das ginastas, de técnicas experientes (uma delas participa da Academia FIG) que treinam ginastas de ponta (e não só uma ginasta e sim duas ginastas de ponta, digamos assim, para cada técnica, sem desmerecer as outras ginastas) e estão em constante evolução e que, duas delas, são árbitros internacionais e sem esquecer que no total são TRES técnicas de Seleção Brasileira na atualidade.E mais, uma delas ex-treinadora olímpica!

Entre estas se encontram mais 04 árbitros nacionais (desculpem se esqueci alguém) e os árbitros estaduais que ainda se encontram em formação no tocante a sua experiencia em arbitragem...
Ao lado, iniciando em serem técnicas, observo e encontro ex-ginastas da seleção brasileira!!!!! Encontro também ex-ginastas destas técnicas internacionais, e familiares que vivenciam o dia a dia das ginastas, que filmam, que analisam e formam na verdade uma comunidade, uma grande comunidade de conhecedores da ginastica rítmica e que criam o habito da pratica deste esporte no estado e que se amplia na atualidade por cidades do interior, abrindo vagas de trabalho especifico na modalidade.Em meio a este arsenal todo, encontro ex-alunas, ex- estagiarias que cursaram Ed Física e se dispõem a trabalhar e ampliar o conhecimento adquirido.

Arbitragem internacional não eh coisa fácil, arbitragem em brasileiros, torneios ou campeonatos, não são fáceis, muito menos simples competições estaduais! SIMPLES nada.... nada e nada... e reflito que nem uma Copa por mais iniciante que aparente ser, não eh fácil!

Desta forma o nível de expectativa para com a arbitragem sempre sera forte!! neste ponto cai em minha pessoa, diversos pensamentos e reflexões, que muitos acham disparatadas, e que EU acho certas.

1- entre arbitragens elevadas, conhecedoras e experientes, onde dificilmente haverá consenso para a diferença de 0,60 (por inúmeros motivos) e contagem das notas, dou preferencia aos árbitros sem experiencia e que sairão ganhando com esta experiencia de arbitragem!
Experiencia de contagem rápida dos pontos e de ler fichas em tempo curto para dar notas....de entender a frieza e a humanidade necessária para uma arbitragem , pois aqui TODAS são professoras.

2- sera sempre muito difícil para a minha pessoa me dirigir a um arbitro e pedir " sua nota esta alta demais"  e a pessoa não desejar abaixar, principalmente porque deseja estar de bem com todo mundo, e que o resultado sairá por si!

3- outro fator muito importante eh o desejo de ter uma ginasta no pódio para as equipes iniciantes, se uma arbitra, humanamente, escreve um valor mais alto para a sua ginasta, você tem de entender, pois todas as equipes que compõem uma Federação  caso possuam uma ginasta melhor devem lutar por esta ginasta ir ao pódio, pois esta ginasta levara a equipe a se desenvolver! uma arbitra chefe tem que pensar isso!
cada um a seu tempo, cada um com a sua evolução!

4- as notas altas e que são contraste perante as notas internacionais acontecem, e desde quando so podemos pensar em PUNIR e nunca de compensar, desde que este ato nunca modifique o que deve ser no final!!
muito engraçado o fato de ouvir a semana toda as seguintes frases.. " mas as notas do Brasil.. mas as notas foram absurdamente baixas..." e ouvir neste fim de semana "  mas que notas altas , que absurdo...!"
 convenhamos que não podemos agradar a todos! 

5- desejo que as nossas notas de arbitragem aqui sejam sempre altas... que punam as nossas ginastas os árbitros deselegantes.....
 Gostaria de parabenizar aos árbitros estaduais formados pelas excelentes professoras Monika Queiroz e Gisela Batista, que foram as ultimas professoras em cursos de atualização por aqui, salvo engano meu desculpem-me!!! e por isso mesmo não se pode ou se deve reclamar.
Meninas, Lilian, Lorena, Vanusa que arbitrou D1 do mirim conjunto,  Juliana, Giuliana, Bianca, parabéns! sem vocês o que seria de nos todas que fazemos a arbitragem e ginastica rítmica daqui, não eh mesmo!!! 

vamos diferenciar politica de politicagem.  Que continuemos com cursos, que continuemos a ser grandes participantes e ocupantes dos pódios brasileiros e estaduais.
leio a seguinte frase de Irina VIRNER - Treinadora da Rússia acredita que hoje o esporte é politizado

...são infelizes porque os russos ganham tantos prêmios em torneios internacionais importantes, disse o treinador Irina Viner, da Rússia.
No Campeonato Mundial de 2011 em Montpellier, França as ginastas russas ganharam 13 medalhas: sete de ouro e seis de prata. Na terça-feira, o Ministério do Turismo, Esporte e Política de Juventude da Rússia  realizou uma homenagem as ginastas russas e seus treinadores.
"Ganhar a Copa do Mundo com 13 medalhas - é ótimo, mas ganhar todo o ouro -  não é legalIsso faz com que apareçam algumas insinuações no mundo da ginástica rítmica.... Causa insatisfação, porque não há universalidade, que todos os (prêmios) são da Rússia, .....
Ciclistas italianos e nadadores chineses, ganham todas as medalhas, não causam irritação..... Eu desejo que a politização seja interrompida ", - disse Wiener.
A treinadora observou que a equipe russa, ao contrário, tenta criar a sua concorrência"Ao trabalhar com nossa equipe o Azerbaijao  venceu  ginastas Olímpicos. Aliya Garayeva saiu de nossas meninas no pódio .... Além disso, Cazaquistão, Chipre, Estados Unidos, Japão e alguns outros países ganharam também direito de ir  aos Jogos olímpicos. Nós ajudamos todos a serem nossos concorrentes, nós queremos que a ginástica não seja apenas um esporte, mas também um grande desempenho. Eles são muito gratos a nós, os japoneses têm mesmo falado em russo, "- disse Virner.....

Um comentário:

  1. Obrigada Tereza pelas palavras e pela elegância. Eu compactuo com sua ideia de que não devemos punir nossas ginastas e sim compensá-las desde que isso não modifique o que deve ser no final. Quem puni crianças, meninas, adolescentes que se esforçam horas por dia em treinos, buscando a perfeição de seus movimentos, que despendem autos valores (cada um sabe o que é muito pra si) na compra de aparelhos, malhas e outros apetrechos,que pagam pela banca de arbitragem, SÃO OS ÁRBITROS DESELEGANTES E INTERESSEIROS. Uma banca de arbitragem deve demonstração respeito a todas que se esforçam a realizar esse esporte lindo, mas muito difícil! Arbitrar com a Tereza como chefe da banca é o meu ideal, pois ela não permite que sejamos injustas impondo uma determinada nota porque "acha" uma determinada menina melhor, mesmo que essa menina não tenha mostrado isso aos árbitros, porque talvez não estava num dia bom....e por isso acabar punindo alguma que mesmo sendo mais baixa, mais gordinha (para os padrões da ginastica), ou qualquer outro pré-conceito que pessoas deselegantes possam ter... mas que naquele dia, naquele tapete, foi melhor. Muitas vezes saí do ginásio apos arbitrar, pensando em nunca mais fazer isso, para não prejudicar as meninas que treinam tanto, sem saber que alguns árbitros as avaliam assim que elas entram no tapete, antes de dar o primeiro passo de sua série, pois avaliam a sua aparência, o que é totalmente irresponsável e desrespeitoso e que não combina com nenhuma modalidade esportiva. Não me lembro de outra arbitragem que eu poderia justificar para quem quiser a nota que eu dei, está tudo anotado nas fichas. Para quem não entende a nota dada, é só pedir para Tereza as fichas de suas ginastas que vocês entenderão. Mas o ideal, para mim, era que pudesse justificar na hora para as meninas o porquê da nossa nota, ao vivo para quem quisesse ouvir. Seria perfeito! Se eu julgasse do meu jeito, sem seguir a ficha da FIG, minhas notas seriam diferentes, mas como eu procuro seguir o que está na ficha, respeitando o código da Federação Internacional de Ginástica, eu desconto o que tem lá para descontar, o que para mim é pouco, mas é o que tem lá e eu estou aprendendo cada vez mais assim. Espero que possamos continuar valorizando nossas ginastas maravilhosas! Tenho certeza que esse é o caminho para agregar cada vez mais gente na nossa Federação e nas arquibancadas!!!

    Forte Abraço,
    Alegria!!!
    Bianca Baroni Santana

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails