domingo, dezembro 18, 2011

Apparatus in Gymnastics for All Fig- 2008 (parte 1)




 Relacionando o conhecimento da Ginastica com a Comunidade

A publicação não deixa de ser uma reunião de conhecimentos acumulados e atualizados sobre a pratica da Ginástica para Todos, antigamente denominada Ginástica Geral, com o objetivo de ampliar e divulgar esta pratica, para os interessados  no setor não competitivo. Mas, no meu entender, fornece subsídios para aulas criativas dos professores de Educação Física em escolas com escassez de materiais. Os autores Karl-Heinz SCWIRTZ, Margaret SIKKENS AHLQUIST, Monika SISKOVA e Ruedi STEURI  efetuam um apanhado de praticas consideradas criativas. Escolhi algumas que se adaptam para com a nossa realidade.
Mas argumento que é interessante notar que o livro não exclui a GR – Ginástica Rítmica- mas não apresenta nenhuma foto destes aparelhos com possível utilização que marque alguma diferença, a não ser educativos com o arco para a GA. Seguem fotos, um mapa conceitual que distingue as abordagens da publicação e agrego um  álbum de brinquedos  infantis que pesquisei em um país fora do Brasil complementando uma disciplina intitulada Educação Física Comunitária ( que foi retirada do novo currículo) .

Recordo que conclui com os alunos as seguintes possibilidades-

- Os condomínios fornecem ludicidade interna (brinquedos e piscinas e academias )e afastam as crianças da rua reforçando o rotulo da violência e falta de segurança para com crianças e cuidados para com as que não pertencem ao condomínio
- Esta inclusão de espaços lúdicos em condôminos facilita a eleição de  grupos e conhecimentos fechados para com a comunidade, excluindo conhecimentos entre pessoas, e para com o bairro onde moram.
-Os espaços lúdicos de condomínio elevam o preço dos imóveis e a sua valorização contribuindo para a criação de um mundo à parte que evita a reflexão critica sobre as condições e direitos dos cidadãos.
- As Prefeituras não repõem os brinquedos quebrados.
- As Prefeituras sabem que são responsáveis por qualquer acidente devido a uma má conservação dos brinquedos e tem evitado este espaço lúdico a fim de evitar maiores atropelos.
- Há uma diferença significativa entre, na conservação das áreas de lazer, diversos bairros com distinção baseada no poder aquisitivo dos moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails