domingo, março 04, 2012

Musica e Movimento

Ouçam a musica e observem os movimentos do pintor, este pode ser um exemplo do artístico, uma bela musica com nuances , altos e baixos, delicada e em outro minuto forte!
Este sera o quadro que se espera das ginastas, a emoção de criar, naquilo que foi proposto no seu exercício.
a atuação representa o pintor expressionista norte-americano Paul Jackson Pollock (1912-1956) compondo um mural.
O professor de composição musical Jorge Meletti mostrou em aula (Universidade Federal de Pelotas) como a textura, orquestração e gestos musicais estão aqui em estreita relação com as ações físicas do artista, ilustrando a técnica do mickeymousing, em que a música "fala" o que os gestos dizem (às vezes nos mínimos detalhes, às vezes somente no sentido geral da cena). 
Neste trecho, o compositor cria conexões entre os timbres dos instrumentos e as cores de tinta. Ex: As cordas agudas e as primeiras pinceladas (0:14), o oboé e a cor cinza (0:50); as melodias paralelas em 0:57 ilustrando as linhas descendentes em preto e cinza; os sons de percussão associados ao amarelo em 1:12; os ataques instrumentais e a tinta vermelha sendo atirada sobre a tela em 1:37. Em 1:55, a pintura revela melhor sua exuberância de linhas, formas e cores, e a música assume uma nova postura, com várias melodias simultâneas em diversos timbres instrumentais. Um sofisticado exemplo de mickeymousing.



Sábado fiquei envolvida com o item do COP, Musica e Movimento.
Eu e a minha amiga Angela Tardin, antes de iniciarmos o trabalho, abrimos o código e conversamos a respeito, diante da proposta de observação unica deste item. E o meu pensamento inicial foi o de abrirmos o COP e verificarmos em que paginas se concentravam as explicações, penalizações e valores que abrangem este item.
No item 2, no Artístico, alínea 2.8 (pg. 65) encontramos sobre musica e movimento, no item 3 - 3.1 Coreografia, alínea 3.1.1 encontramos também sobre o tema musica e movimento.E na ficha dedutiva do arbitro encontramos

- Quanto as penalizações, encontramos, como todos sabem,  no Artístico , a dedução de 0,10 ate o valor máximo de 2,0, acrescidos de 0,20 + 0,20 por falta de unidade musical e final da musica.
Como também penaliza-se a falta de interrupção da logica ate 1,0 pt, e ainda, os enlaces técnicos, estéticos e emocionais acrescentando-se assim 0,50  em um total de quase 4,0 pts.
Quanto a Execução, o tema musica e movimento só engloba o inicio e finalização da musica (com ou sem aparelho), mas sabemos o quanto influencia nas deduções, as falhas notadas por um arbitro das sequencias ate um valor máximo de 1,0.

Ufa, só este tema, entre artístico e execução encontraremos quase 5,0 pts

Mas vamos destrinchar as palavras em negrito que se encontram por la, carater musical e ritmo.

Nada se encontra se procurarmos no Google sobre carácter musical , mas encontraremos em Danças de Caracter, cliquem no link.
OUTROS EXEMPLOS -
1- AQUI uma aula sobre os movimentos BRASILEIROS
2- Ucrania! Ritmo, Caracter musica e movimento
3- KATACLOS, bem contemporâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails