ESTIVE A LER E ACHEI IMENSAMENTE INTERESSANTE, e sei de notícias da existência no Brasil, em S.Paulo exatamente, de encontros que promovem PERCURSOS mapeados para crianças (pré-puberes) e esta prática se refere a uma prática de lazer que une qualidade de vida e meio ambiente desde cedo.
Entre os praticantes existem adultos, adolescentes que formam equipes ou individualmente, que têm como objetivo primordial, ler indicativos escritos como em uma espécie de mapa, e orientar-se em direções pedidas para efetuarem o percurso.Ou seja,
em um tempo previsto os participantes devem efetuar caminhando o percurso, orientando-se por indicativos e/ou sinais.Quem atrasa tem que correr!
Mas esta belíssima prática desde cedo envolve o que?
Um espaço (previsto com anterioridade por instrutores ou professores), e a medida do tempo relativizando a faixa etária dos participantes, e sem dúvida nenhuma a complexidade do que deve ser seguido também deve ser adequada a estes participantes.
Em termos técnicos o que é envolvido aí?
1- coordenação espacial (localização, atenção aos sinais e indicativos ou seja PENSAR PARA AGIR)
APROPRIAR-SE DO ESPAÇO EM VOLTA DE SI É IMPORTANTE, TANTO QUANTO A EXPLORAÇÀO DE ESPAÇO DESCONHECIDO..
2- coordenação temporal (obter uma estimativa do tempo de que dispõe para o percurso ou seja adquirir a capacidade de PREVISÃO)
3- é uma prática aeróbica (beneficia o sistema cardio-circulatório)
4- e o mais importante - todos lutam é contra si próprio, ou o cronômetro e com a ajuda de uma especie de bússula que se transforma o papel dos indicadores.
PARA MAIS INFORMAÇÕES (ou cliquem no título): www.gd4caminhos.com
Existem percursos motores, para serem utilisados dentro de ginásios, com pequenos aparelhos, a diferença está em que o percurso motor induz previamente aos participantes de efetuarem ludicamente: rolamentos em diversas direções, saltar e subir obstáculos,corridas sinuosas, passagem por baixo, ou por acima de obstáculos, principalmente crianças pequenas.
Exatamente aí, na atividade encontramos os seguintes valores:
Consciência do esforço, consciência do espaço e consciência de relacionamentos (principalmente em equipes).
Ao ler, surgem ótimas idéias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário