Mostrando postagens com marcador Coordenações. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Coordenações. Mostrar todas as postagens
sábado, fevereiro 12, 2011
Estudos do espaço
Interessantes e diferenciadas formas de aplicação espacial com crianças, apresentadas nas fotos.
Todos dizem que eu insisto no item espaço, mas o meu interesse não é só relativo ao tema das coreografias.
O estudo e exploração do espaço é uma das formas mais interessantes de ensinar a criança a abstrair e a entenderos princípios da geometria!
A metodologia em nossa área difere de acordo com as propagadas formas "críticas"de atuação.
As fotos são indicadoras de aplicações diferenciadas:
_a primeira é tradicional, envolve ritmo, sincronia, faz parte de uma dinâmica prevista com antecedência, sem previsão de improvisações devido ao treinamento e conhecimento antecipado de tudo que vai ocorrer.
Utiliza um material lúdico e envolve o prazer de apresentar algo para os familiares.
_ a segunda é livre, mobiliza a criatividade onde a criança constrói sozinha as suas idéias, sem sincronia com o grupo; o material utilizado é colorido, dependente da escolha da criança, e só acontecerá no final o entendimento criativo na junção do todo! das linhas no espaço; é uma idéia aplicável, interessante que surgiu quando descobri este vídeo.
terça-feira, março 31, 2009
sexta-feira, novembro 14, 2008
segunda-feira, setembro 08, 2008
o tempo e ensinar a pensar.


Em pleno feriado o tempo que se dispõe proporciona uma visibilidade mais apurada da reta final do ano de 2008.
Estarei eu adiantada? não!
Olho para a agenda e com mais dois fins de semana em Setembro ocupados, como estão na verdade, surgirá Outubro.
E na primeira semana de Dezembro o ciclo findará.
Outras propostas, outras responsabilidades, assuntos..
No momento, o necessário é o entendimento do trabalho em equipe.
Em cada equipe as diferentes personalidades dos seus integrantes indicam a consistência das pessoas nas posições tomadas: entre aqueles que sabem criar probabilidades sem ousar saber como as pôr em prática, e aqueles que se adaptam bem no gerir estas possibilidades, são mais concretos. Enfim, as duplas funções podem criar muito bem as situações-problemas que são impostas em aula, impostas sim!
Atividades de treinamento:
- Cada grupo com sua comunidade, e início do trabalho de diagnóstico, ou seja vasculhar, conhecer e a descoberta de possibilidades de locais, possibilidades das comunidades e suas carências.
-Detalhamento em mapas, legendas dos locais encontrados e fotografias digitalizadas, pequenos filmes, escolas etc.
-Montagem do ppt. seguindo os indicadores: 10 slaides, 20 minutos ou seja 2 minutos para cada, intercalando com a apresentação. Leitura unicamente por tópicos, todos desejam ouvir e não ler!
-Entrega do Cd, acompanhado de relatório digitado.
Ter em mente que, ao apresentar um relatório, as atividades passíveis de serem executadas podem ser:
De prática ou de contemplação.
-apresentar propostas viáveis, eis a questão.
sábado, junho 21, 2008
A experiência ocorre com o tempo, mas a junção conhecimento teórico e a sua aplicação prática, pode ocorrer sempre.
No desenvolvimento humano, o conhecimento dos autores que sustentam as bases científicas, através de estudos em laboratórios, demonstram ser de fundamental importância. Saber dosar o exercício, motivar, direcionar uma criança e/ou adolescente é importante, por causa das possíveis sequelas/lesões.
Adaptar o esforço à idade, e respeitar o aprendizado do simples para o complexo, tendo em vista as suas fases corporais e de adaptação motora perante as experiências vivenciadas, é o nosso papel.
E ao promover diversas atividades, para que as crianças ou adolescentes adquiram novas experiências, e ultrapassem as habilidades fundamentais para seguir em direção ás específicas, que irão promover um indivíduo habilidoso, tanto no cognitivo quanto no motor, é conveniente.
O que transparece no afetivo depende muito do professor.
O pequeno video (com uso do celular) apresenta series de saltitos (habilidade fundamental) que foi ampliada, com a coordenação motora óculo-manual do aparelho Corda, pois muitas crianças não encontram facilidade demonstrando assim uma vivencia sedentária usual nos dias de hoje.
De acordo com os esquemas passados, a dificuldade apresentada em erros demasiados no estágio inicial, ao dominuirem, transformam-se em uma adaptação ao exercício e um automatismo.Estimulando assim a criança a aprender movimentos culturais/esportivos mais difíceis.
No desenvolvimento humano, o conhecimento dos autores que sustentam as bases científicas, através de estudos em laboratórios, demonstram ser de fundamental importância. Saber dosar o exercício, motivar, direcionar uma criança e/ou adolescente é importante, por causa das possíveis sequelas/lesões.
Adaptar o esforço à idade, e respeitar o aprendizado do simples para o complexo, tendo em vista as suas fases corporais e de adaptação motora perante as experiências vivenciadas, é o nosso papel.
E ao promover diversas atividades, para que as crianças ou adolescentes adquiram novas experiências, e ultrapassem as habilidades fundamentais para seguir em direção ás específicas, que irão promover um indivíduo habilidoso, tanto no cognitivo quanto no motor, é conveniente.
O que transparece no afetivo depende muito do professor.
O pequeno video (com uso do celular) apresenta series de saltitos (habilidade fundamental) que foi ampliada, com a coordenação motora óculo-manual do aparelho Corda, pois muitas crianças não encontram facilidade demonstrando assim uma vivencia sedentária usual nos dias de hoje.
De acordo com os esquemas passados, a dificuldade apresentada em erros demasiados no estágio inicial, ao dominuirem, transformam-se em uma adaptação ao exercício e um automatismo.Estimulando assim a criança a aprender movimentos culturais/esportivos mais difíceis.
terça-feira, março 11, 2008
Orientação ESPAÇO-TEMPORAL.
ESTIVE A LER E ACHEI IMENSAMENTE INTERESSANTE, e sei de notícias da existência no Brasil, em S.Paulo exatamente, de encontros que promovem PERCURSOS mapeados para crianças (pré-puberes) e esta prática se refere a uma prática de lazer que une qualidade de vida e meio ambiente desde cedo.
Entre os praticantes existem adultos, adolescentes que formam equipes ou individualmente, que têm como objetivo primordial, ler indicativos escritos como em uma espécie de mapa, e orientar-se em direções pedidas para efetuarem o percurso.Ou seja,
em um tempo previsto os participantes devem efetuar caminhando o percurso, orientando-se por indicativos e/ou sinais.Quem atrasa tem que correr!
Mas esta belíssima prática desde cedo envolve o que?
Um espaço (previsto com anterioridade por instrutores ou professores), e a medida do tempo relativizando a faixa etária dos participantes, e sem dúvida nenhuma a complexidade do que deve ser seguido também deve ser adequada a estes participantes.
Em termos técnicos o que é envolvido aí?
1- coordenação espacial (localização, atenção aos sinais e indicativos ou seja PENSAR PARA AGIR)
APROPRIAR-SE DO ESPAÇO EM VOLTA DE SI É IMPORTANTE, TANTO QUANTO A EXPLORAÇÀO DE ESPAÇO DESCONHECIDO..
2- coordenação temporal (obter uma estimativa do tempo de que dispõe para o percurso ou seja adquirir a capacidade de PREVISÃO)
3- é uma prática aeróbica (beneficia o sistema cardio-circulatório)
4- e o mais importante - todos lutam é contra si próprio, ou o cronômetro e com a ajuda de uma especie de bússula que se transforma o papel dos indicadores.
PARA MAIS INFORMAÇÕES (ou cliquem no título): www.gd4caminhos.com
Existem percursos motores, para serem utilisados dentro de ginásios, com pequenos aparelhos, a diferença está em que o percurso motor induz previamente aos participantes de efetuarem ludicamente: rolamentos em diversas direções, saltar e subir obstáculos,corridas sinuosas, passagem por baixo, ou por acima de obstáculos, principalmente crianças pequenas.
Exatamente aí, na atividade encontramos os seguintes valores:
Consciência do esforço, consciência do espaço e consciência de relacionamentos (principalmente em equipes).
Ao ler, surgem ótimas idéias.
Entre os praticantes existem adultos, adolescentes que formam equipes ou individualmente, que têm como objetivo primordial, ler indicativos escritos como em uma espécie de mapa, e orientar-se em direções pedidas para efetuarem o percurso.Ou seja,
em um tempo previsto os participantes devem efetuar caminhando o percurso, orientando-se por indicativos e/ou sinais.Quem atrasa tem que correr!
Mas esta belíssima prática desde cedo envolve o que?
Um espaço (previsto com anterioridade por instrutores ou professores), e a medida do tempo relativizando a faixa etária dos participantes, e sem dúvida nenhuma a complexidade do que deve ser seguido também deve ser adequada a estes participantes.
Em termos técnicos o que é envolvido aí?
1- coordenação espacial (localização, atenção aos sinais e indicativos ou seja PENSAR PARA AGIR)
APROPRIAR-SE DO ESPAÇO EM VOLTA DE SI É IMPORTANTE, TANTO QUANTO A EXPLORAÇÀO DE ESPAÇO DESCONHECIDO..
2- coordenação temporal (obter uma estimativa do tempo de que dispõe para o percurso ou seja adquirir a capacidade de PREVISÃO)
3- é uma prática aeróbica (beneficia o sistema cardio-circulatório)
4- e o mais importante - todos lutam é contra si próprio, ou o cronômetro e com a ajuda de uma especie de bússula que se transforma o papel dos indicadores.
PARA MAIS INFORMAÇÕES (ou cliquem no título): www.gd4caminhos.com
Existem percursos motores, para serem utilisados dentro de ginásios, com pequenos aparelhos, a diferença está em que o percurso motor induz previamente aos participantes de efetuarem ludicamente: rolamentos em diversas direções, saltar e subir obstáculos,corridas sinuosas, passagem por baixo, ou por acima de obstáculos, principalmente crianças pequenas.
Exatamente aí, na atividade encontramos os seguintes valores:
Consciência do esforço, consciência do espaço e consciência de relacionamentos (principalmente em equipes).
Ao ler, surgem ótimas idéias.
Assinar:
Postagens (Atom)
