segunda-feira, julho 20, 2009

Compreender para depois Explicar


Somatotipo

Sobre Biótipo encontrei esta resposta aqui: " É o tipo físico que cada uma de nós tem. De acordo com ele, temos uma tendência natural a sermos baixas ou altas, mais cheias de corpo ou magras, de pernas compridas ou curtas. Basicamente, existem três biótipos: endomorfos (ou brevilíneos), mesomorfos (ou atléticos) e ectomorfos (ou longilíneos). Os nomes são pra lá de esquisitos, mas vale a pena conferir. Comece dando uma espiada em sua mãe, sua tia ou sua avó. A genética - sempre ela - tem a ver com essa história. Além disso, a partir dos 12 ou 13 anos, a menina já pode ter uma boa noção de qual é o seu tipo físico. Veja qual é o seu:
Endomorfo: pernas curtas; estrutura óssea delicada; seios um pouco maiores que a média, rosto redondo.
Cuidados: se você é assim ou tem um parente próximo com esse perfil, fique de olho na balança!
Em geral, as mulheres desse tipo precisam tomar cuidado com a alimentação, pois tendem a se tornar rechonchudas e a acumular gordura no abdômen.
Mesomorfo: pernas de comprimento médio, em geral, na mesma proporção que o tronco; seios de tamanho médio; rosto quadrado ou oval; quadris maiores que os ombros.
Cuidados: se você é do tipo mesomorfo, ao ganhar alguns quilinhos extras, a tendência é de que se alojem nos seus quadris!
Ectomorfo: pernas mais longas; estrutura óssea forte; seios pequenos; rosto oval ou em forma de coração. O peso é distribuído pelo corpo todo, sem tendência a se acumular aqui ou ali."
Mas é muito simplória e simplista.



Fenótipo, ou aqui.

Mas resumo da seguinte forma, de acordo com a inserção na Ciência da Motricidade Humana, perante aquilo a que denominamos de fenômeno de massa do séc. XX, o esporte e o praticante:

A Compreensão Fenomenológica baseada no Fenótipo de um indivíduo, indaga sobre as variações da conduta motora envolvendo o sócio-histórico do praticante de uma modalidade esportiva.
Já a Explicação Fenomênica baseada no Genótipo indagará sobre as variações funcionais das crianças praticantes, considerando o seu Desenvolvimento Motor, ou seja, se Infância intermediária ou pré pubescência, observando a sua Maturação motora,física Cognoscitiva, perceptiva, psicossocial.

Ou segundo Ponty (2000) em seu texto sobre o Entrelaçamento, este autor sugere que, o paradoxo da expressão se dá com aunião do movimento, do tato, da visão e do desejo.

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