quinta-feira, novembro 05, 2009

1- A escolha: publicações versus países

Faço notar que a escolha implica em publicações a partir de 2001, apesar de que em trabalhos acadêmicos mais elaborados, esta escolha não deve ultrapassar um prazo de validade que é de 4 a 5 anos, mas geralmente não seguimos esta regra.


Espanha - 2007 Metodologia para uma Ginástica Rítmica saudável.!!!!!

EUA - Human Kinetics, 2003
A escolha desta publicação é unicamente um acréscimo interessante.Na verdade um achado, única publicação que é direcionada a professores, técnicos e pais!


EUA - Human Kinetics, 2003
O livro é indicado professores de Ginástica Rítmica, como um esporte que desenvolve a aptidão física, inspira a criatividade, em qualquer nível de conhecimento que a criança se encontre, promovendo oportunidades de movimentação com os pequenos aparelhos.


Itália - Società Stampa Sportiva, 2001
A primeira edição deste livro ocorreu em 1998, e a apresentação nos sugere que é indicado para a escola, em uma metodologia "socio-psico-pedagógico-didático"(sic), já que por vezes os livros da modalidade são inacessíveis aos professores docentes. Esta apresentação é assinada por Mme. Ambruzinne.(ex-presidente do comitê Técnico da FIG)


Portugal - Porto Editora, 2006 (único com DVD)
Dois Prefácios apresentam o livro : Ida Pereira, árbitra da FIG, que nos fala do conteúdo didático até a uma efetiva composição de uma série de exercícios, com a possibilidade de utilização do livro em escolas, já que a Ginástica pode ser tão divertida como um esporte coletivo, e Sr. Manoel Boa de Jesus- Presidente da FGP, de quem retiro a frase a seguir:
"Ninguém ensina bem sem estar seguro da matéria que ensina, e ninguém aprende bem sem sentir esta segurança por parte de quem ensina[.....] A Ginástica tem "saltos"e este é um salto bem executado, do mundo universitário, para a sociedade escolar e federada."(pg. 5)


França -Editions Revue EPS, 2004. Altamente direcionada (em uma nova forma curricular evidentemente) às atividades artísticas que incluem, no caso, a Ginástica Rítmica, a dança, e Ginástica acrobática.
A França tem uma tradição pedagógica exemplar, direciona a publicação aos professores de crianças com a faixa etária de 03 a 12 anos.A proposta é de uma progressão de conteúdos da aprendizagem com atividades que incluam uma visão artística, estética, expressiva, com suporte musical, com ou sem os pequenos aparelhos (no caso da GR) através de situações lúdicas.


Brasil- Unopar, 2001
O Prefácio é assinado por Vicélia Florenzano (ex presidente da CBG), que nos apresenta a ex técnica da seleção Brasileira de Conjuntos, recordando seu percurso de ginasta e treinadora que levou o Brasil até as Olimpíadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails