domingo, janeiro 31, 2010



De Eliana Carneiro-Ed. Lamparina, 2008 (Prêmio Funarte 2006)incluso um DVD.

A autora anuncia desde o início que o seu objetivo compartilha o interesse pessoal por conhecer e amadurecer uma metodologia do trabalho corporal, consolidado, este trabalho, por uma larga experiência do que intitula "ações de formação"no Brasil e no exterior.

Relata que seu principal público é o infanto-juvenil com uma proposta de"lançar chamas"ao ato criativo,à interação e comunicação do corpo como produtor de uma linguagem, para assim transcender as barreiras de inibição, auto-crítica.
Os 4 pilares do seu trabalho são: a roda como início de todo o processo em grupo; o eixo, que compreende a linha imaginária que atravessa o nosso corpo incluindo aí a coluna vertebral proporcionando o equilíbrio; o olhar, no qual nos encontramos em contatos, nos identificamos e nos conhecemos; finalizando com o gesto que funciona como palavra muda, poderoso instrumento de comunicação.

"os gestos podem revelar o indizível"

Nos pequenos capítulos seguintes , a autora alerta sobre: a respiração, o uso da musculatura, o bom humor que relaxa e transforma; o ponto de gravidade; o espaço( e seus níveis),e os opostos, que complementam-se no expandir e recolher, abrir ou fechar-se, o dar e receber, não sendo uma idéia filosófica, afirma, mas de um estado em que estaremos receptivos para a construção e desconstrução do movimento.

As propostas de exercícios, para a faixa etária indicada, complementam-se com o uso de DVD, para os interessados.
Alongamentos, relaxamentos, as partes do corpo e como explorar com música os músculos, articulações, e a mímica do rosto,os olhose o plexo solar.
Muito interessanbte os exercícios da fala em um idioma imaginário criado e proposto em pequenos atos como o contar uma história, negociar em variadas situações.
As metas e reflexões que a autora nos lança é a de que a comunicação pode resgatar valores da realidade cotidiana que muitas vezes são perdidos na crescente racionalização da cultura.
O ato de criar finaliza a autora, é o de vivenciar inúmeras possibilidades no aquie agora, rompendo as barreiras, pois o ato de criar é libertador.
brincar, ousar, transformar, questionar, descobrir, renovar, explorar...criar é um ato muito sério e ao mesmo tempo uma brincadeira.

"Quando criamos a vida se transforma e evoluimos."

Um livreto simples, atual por sua utilização em DVD, e agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails