Bubble Gum from Copete on Vimeo.
Mostrando postagens com marcador gestos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador gestos. Mostrar todas as postagens
terça-feira, fevereiro 07, 2012
segunda-feira, janeiro 30, 2012
quarta-feira, junho 09, 2010
Ainda sobre a TV e as crianças...
"Os gestos podem revelar o indizível" (Carneiro E.,2008)
Na EAD algumas alunas não se sentiram dispostas a um diálogo com o futebol; a impossibilidade foi imposta por questões de gênero e o chavão de que Futebol é coisa de homem pontuaram suas vivências e experiências.
Impulsionei e redirecionei para um outro lado mais distante da prática comum, a da observação dos gestos e expressões dos jogadores e torcedores. E as coreografias das torcidas e dos jogadores. Coca-cola à parte, por favor!
Em uma unica música encontramos temas: a publicidade,a influência da mídia, a Tv e as crianças, os gestos e expressões que marcam,as crianças mobilizadas com a letra musical e o ritmo e a força dos sons dos tambores, os sentimentos observados nos adultos familiares que envolvem o grupo e comunidade.
O mais divertido foi que a aluna questionou: Você não tem Tv em casa???
:D................. Devido à minha afirmação de que desconhecia a publicidade rsrsrsrsrsr
Quem falou que tenho que estar "antenada "em tudo?
Indiquei alguns links interessantes.
Na EAD algumas alunas não se sentiram dispostas a um diálogo com o futebol; a impossibilidade foi imposta por questões de gênero e o chavão de que Futebol é coisa de homem pontuaram suas vivências e experiências.
Impulsionei e redirecionei para um outro lado mais distante da prática comum, a da observação dos gestos e expressões dos jogadores e torcedores. E as coreografias das torcidas e dos jogadores. Coca-cola à parte, por favor!
Em uma unica música encontramos temas: a publicidade,a influência da mídia, a Tv e as crianças, os gestos e expressões que marcam,as crianças mobilizadas com a letra musical e o ritmo e a força dos sons dos tambores, os sentimentos observados nos adultos familiares que envolvem o grupo e comunidade.
O mais divertido foi que a aluna questionou: Você não tem Tv em casa???
:D................. Devido à minha afirmação de que desconhecia a publicidade rsrsrsrsrsr
Quem falou que tenho que estar "antenada "em tudo?
Indiquei alguns links interessantes.
segunda-feira, fevereiro 08, 2010
Jogos, música, expressão
Ainda não entendi o tal DNA esportivo!!!! Particularmente acho que cai mal!Nem todos possuem DNA esportivo, embora todos contem com o DNA aqui.
Mas em tempos de Jogos de Inverno, gosto da Patinação Artística, e a escolha das músicas das participantes é uma boa dica!
Aqui, 1988
Carmem de Bizet, é uma melodia que é utilizada com diversidade. Neste vídeo me encanta o coral expressivo!
A Ginástica , a patinação o ballet, e montagens de ópera, utilizaram Bizet com maestria.
Treinamentos aqui!
Mais aqui!
Mas em tempos de Jogos de Inverno, gosto da Patinação Artística, e a escolha das músicas das participantes é uma boa dica!
Aqui, 1988
Carmem de Bizet, é uma melodia que é utilizada com diversidade. Neste vídeo me encanta o coral expressivo!
A Ginástica , a patinação o ballet, e montagens de ópera, utilizaram Bizet com maestria.
Treinamentos aqui!
Mais aqui!
domingo, janeiro 31, 2010

De Eliana Carneiro-Ed. Lamparina, 2008 (Prêmio Funarte 2006)incluso um DVD.
A autora anuncia desde o início que o seu objetivo compartilha o interesse pessoal por conhecer e amadurecer uma metodologia do trabalho corporal, consolidado, este trabalho, por uma larga experiência do que intitula "ações de formação"no Brasil e no exterior.
Relata que seu principal público é o infanto-juvenil com uma proposta de"lançar chamas"ao ato criativo,à interação e comunicação do corpo como produtor de uma linguagem, para assim transcender as barreiras de inibição, auto-crítica.
Os 4 pilares do seu trabalho são: a roda como início de todo o processo em grupo; o eixo, que compreende a linha imaginária que atravessa o nosso corpo incluindo aí a coluna vertebral proporcionando o equilíbrio; o olhar, no qual nos encontramos em contatos, nos identificamos e nos conhecemos; finalizando com o gesto que funciona como palavra muda, poderoso instrumento de comunicação.
"os gestos podem revelar o indizível"
Nos pequenos capítulos seguintes , a autora alerta sobre: a respiração, o uso da musculatura, o bom humor que relaxa e transforma; o ponto de gravidade; o espaço( e seus níveis),e os opostos, que complementam-se no expandir e recolher, abrir ou fechar-se, o dar e receber, não sendo uma idéia filosófica, afirma, mas de um estado em que estaremos receptivos para a construção e desconstrução do movimento.
As propostas de exercícios, para a faixa etária indicada, complementam-se com o uso de DVD, para os interessados.
Alongamentos, relaxamentos, as partes do corpo e como explorar com música os músculos, articulações, e a mímica do rosto,os olhose o plexo solar.
Muito interessanbte os exercícios da fala em um idioma imaginário criado e proposto em pequenos atos como o contar uma história, negociar em variadas situações.
As metas e reflexões que a autora nos lança é a de que a comunicação pode resgatar valores da realidade cotidiana que muitas vezes são perdidos na crescente racionalização da cultura.
O ato de criar finaliza a autora, é o de vivenciar inúmeras possibilidades no aquie agora, rompendo as barreiras, pois o ato de criar é libertador.
brincar, ousar, transformar, questionar, descobrir, renovar, explorar...criar é um ato muito sério e ao mesmo tempo uma brincadeira.
"Quando criamos a vida se transforma e evoluimos."
Um livreto simples, atual por sua utilização em DVD, e agradável.
Libellés :
coreografia,
corpo,
Expressão corporal.ritmo,
gestos,
leitura
segunda-feira, novembro 02, 2009
A raiz do gesto
Aqueles que expõem seus pensamentos, classificados de acôrdo com a sua prática, intitulamos téoricos.
Os conceitos podem ser admirados ou não, seguidos ou não; é uma liberdade de escolha a linha estética a seguir, mas ao observar um espetáculo, poderemos neste ato passivo, definir as linhas estéticas que agradam, ou de preferência, por quem assina a coreografia.Retornamos assim, como em um círculo, a uma aplicação da teoria à prática!!!
antes porém, que tal ler aqui.
Interessante classificação:
Aqui.
1- Gestos sociais- as dos relacionamentos dos homens entre si
2- Gestos funcionais- os do trabalho e vida cotidiana
3- Gestos rituais- religioso, ritualísticos
4- Gestos emocionais- tradução imediata dos sentimentos individuais
Distingue ainda a Intensidade de movimentos, o equilíbrio, e o desenho (formas arredondadas, angulosas, simétricos e assimetricos)
Os conceitos podem ser admirados ou não, seguidos ou não; é uma liberdade de escolha a linha estética a seguir, mas ao observar um espetáculo, poderemos neste ato passivo, definir as linhas estéticas que agradam, ou de preferência, por quem assina a coreografia.Retornamos assim, como em um círculo, a uma aplicação da teoria à prática!!!
antes porém, que tal ler aqui.
Interessante classificação:
Aqui.
1- Gestos sociais- as dos relacionamentos dos homens entre si
2- Gestos funcionais- os do trabalho e vida cotidiana
3- Gestos rituais- religioso, ritualísticos
4- Gestos emocionais- tradução imediata dos sentimentos individuais
Distingue ainda a Intensidade de movimentos, o equilíbrio, e o desenho (formas arredondadas, angulosas, simétricos e assimetricos)
quarta-feira, outubro 28, 2009
sexta-feira, outubro 02, 2009
sexta-feira, agosto 28, 2009
terça-feira, junho 30, 2009
Emoção em gestos
Um bom exemplo de gestos emotivos, até os 48seg.
Notem também a economia dos movimentos, mas com intensa expressão plástica.
Notem também a economia dos movimentos, mas com intensa expressão plástica.
quinta-feira, maio 14, 2009
segunda-feira, março 23, 2009
Ritmo V
Este gesto, este movimento específico das Maças (sim com ç)ou "clavas" leva o nome de molinete ou moinho,e estes bastões tem uma história:
Originalmente da região de Malabar (India), daí parte para o malabares (como instrumento utilizados para uma diversão em praças públicas, feiras em uma Europa medieval) daí o malabarismo, quem sabe poderemos ir até os "mamulengos" ou outros que nos aproximam da Comédia dell'arte.
terça-feira, outubro 28, 2008
sábado, outubro 25, 2008
quarta-feira, setembro 24, 2008
sexta-feira, setembro 12, 2008
Mais uma vez, volto aos gestos
quarta-feira, agosto 27, 2008
Formações coreográficas

AS coreografias primitivas são simples, baseadas na roda, no círculo, como uma das primeiras formas de comunicação grupal.
Após o círculo, apresentam-se os desfiles em fila, uma coluna que serpenteia, em duplas.
As coreografias mais complexas nestas danças populares com bases africanas, miscigenaram-se, com as danças das cortes portuguesas (quadrilhas, que eram dançadas à francesa), como no caso dos reisados, onde as filas,colunas, trocam de lugares e executam rodopios.
Assinar:
Postagens (Atom)




