Gosto do apito!!!!!!!!!!!!!!!!!
Não deixa de ser um bom título para o post.
Acabo de receber o último informativo do Confef, que em seu artigo principal focaliza o Brasil como ponto de encontro esportivo, com as seguintes competições:
Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e o JO de verão e Paraolímpicos em 2016.
Paralelamente, aborda os Jogos Olimpicos de Singapura, que acontecerão em Singapura 2010 e confirma uma outra opção de JO de Inverno da Juventude em Insbruck - 2012.
Discutir esta abertura etária do COI é interessante, já que os Jogos sempre foram destinados aos adultos, pois os objetivos, causa/efeito, focalizam, segundo esta instituição (Mr. Jacques Rogge),uma proposta que se baseia nos 4 pilares da Educação na atualidade (aprender a fazer, a ser, a viver juntos e a conhecer)e seguintes pontos:
-História do movimento olímpico,
-Valores olímpicos,
-Riscos no Esporte,
-Bem estar e vida saudável,
-Contextos esportivos,
-Responsabilidade social
-e mídia virtual.
Os valores olímpicos são: Excelência (no esporte), respeito e amizade.
Pontos muito interessantes e que desejo abordar.
As contradições ficam por nossa conta, principalmente quando muito se discutiu, muito se escreveu em artigos científicos sobre temas como: precocidade, lesões em períodos de crescimento, efeitos psicológicos em competições... na verdade mais um prato cheio para debates, mesas redondas e quadradas, workshop, seminários, congressos !
Com mais debates, todos nós vamos reformular conceitos, rever análises biométricas, fisiológicas, adequar os novos parâmetros ao desenvolvimento motor e aprendizagem/iniciação esportiva, sob a luz dos holofotes dos cursos superiores das universidades e seus doutores e PHDs, axiologia e epistemologia da Educação e da Medicina esportiva.
Que bom! vamos estudar mais, e com isso provamos que percepções e conceitos são passíveis de mudança, sob uma nova ótica que rege uma nova geração e suas políticas públicas/ institucionais.
Enfim, a Cultura e a educação serão direcionadas para os seguintes pontos de vista aqui formulados.
Quanto à Ginástica Rítmica e afins, sem dúvida nenhuma que a FIG deverá fortalecer as faixas de idades, pois a título de prevenção reduziu a idade mínima para competições a partir dos 16 anos para categoria adulto, e do juvenil a partir dos 13 anos!
Pelo visto, que o blog não vai fechar as portas, pois os temas são agradáveis.
Estudos aplicados:
Aqui.
e aqui.
As pessoas que não observam as gritantes mudanças no esporte em termos de redes sociais, que não são virtuais mas reais (escola, clubes etc), tem dificuldade em aceitar o esporte como fator importante na abertura do conhecimento neste século.
Para o melhor ou para o pior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário