quarta-feira, janeiro 27, 2010

Educação, Esporte e cultura

O discurso que sustenta (passado e presente) a Educação Física nas escolas, segundo Bracht, envolvem relações entre o trabalho, o lazer, a aptidão física em uma primeira instância.
Outro ponto que a sustenta envolve outro tipo de relações históricas que envolvem o corpo e a saúde (por exemplo, as antigas práticas higienistas).

Mas a sustentação que se dá com o esporte, na escola, é a mais evidente.
Como não relacionar o esporte à figura deste professor se até o seu local de prática de aula já vem demarcado com anterioridade, no caso as quadras poliesportivas?!
Um fato que não chama a atenção, dos pais e outros integrantes do sistema escolar, é que este local de trabalho prédefinido, segue as regras estipuladas por instituições esportivas e principalmente as suas medidas se referem à uma prática para adultos!
Exemplificando, a tabela de basquete, as medidas voleibol quanto à rede etc.
Sabemos que a prática esportiva deve acompanhar o crescimento natural da criança evitando assim umponto a mais de exclusão: que é o de não acompanhar os colegas que se saem bem esportivamente e as proporções indevidas para a aprendizagem facilitada.
os professores interessados "cavam"soluções criativas e haja criatividade quando se quer trabalhar!
Entre outros fatores que rotulam a prática da educação Física nas escolas é que provoca muito barulho !!!! sempre me perguntei se aqueles professores nunca riram, gritaram em liberdade quando na idade dos nossos alunos!
A liberdade de uns é a prisão de outros!

Com este movimento de entrelaçamento da educação, via esporte e cultura, o que é muito bom, encontramos o verdadeiro lugar pedagógico desta disciplina escolar, que é a de mediadora da cultura que movimenta o ser humano!
fico feliz!
Aos poucos irei comentar os vídeos.

Jornadas de exploração
Qual o sabor dos alimentos? o que dizem os nossos sentidos (paladar, olfato só podem ser descritos nas aulas de ciências?), e jogos que envolvem a ecologia/ a água? e brinquedos que simulam competições? os ventos implicam na navegação competitiva? as correntes marinhas envolvem o conhecimento da prática do remo?
Ilha de aventura
Segurança para todos e trabalho em equipe( meio aquático e percurso em árvores)
Arte e cultura
Artes do circo - Projeto comunitário
Cultura do mundo
Atividades de descoberta
Observando o vídeo encontramos o ato de criar jogos entre os grupos de alunos. CRIAR as regras, é bem diferente de OBEDECER às regras, principalmente quando aplicamos o jogo para os interessados; as regras foram claras e bem definidas? é facil obdecer estas regras ou é muito mais fácil subtrair, evadir das regras? muito boa proposta.

Conversas com os campeões
debates que envolvem atletas conhecidos e representativos, que muitas vezes são vangloriados por seus feitos. Como serão eles na vida real? o que relatam dos seus sucessos e fracassos?

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