sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Entrevistas, possibilidades de aprendizagem!

A transformação de um texto em uma espécie de entrevista, ajuda a entender o assunto e facilita a aprendizagem.

SUPOSTA entrevista a Diane Papaglia. Professora universitária em U. Wisconsin-Madison.

1-Em seu livro, Desenvolvimento Humano em sua 8 edição, Ed. Artmed, a Sra. conceitua sobre o desenvolvimento humano, poderia nos relatar o que é ou a que se refere o estudo do desenvolvimento humano?
R- é o estudo científico da mudança e da continuidade que ocorre durante todo o ciclo humano de vida.
2-Como surgiu o interesse no estudo do desenvolvimento humano?
R- De várias formas. Originalmente desde o séc XIX, No séc. XX os EUA,com Hall que foi o pioneiro em estudos sobre crianças; Estudos com crianças superdotadas também ajudaram, mas foram de grande influência os estudos durante os períodos após as guerras e durante a Depressão em 1930.
3-Quais os objetivos do estudo do desenvolvimento humano?
Descrever, Explicar, Predizer e Modificar comportamentos.Ou seja, ao descrever tentam retratar, ao explicar revelam-se as causas, predizendo com base no passado ou presente na tentativa de modificações para intervenções.
4-Que tipo de influências tornam uma pessoa diferente da outra?
A hereditariedade, o ambiente, a maturação (mielinização). As influências surgem de :
família, condição sócioeconômica, cultura e etnicidade.Influências etárias e influências históricas (guerras, períodos de fome) e os eventos individuais da vida de cada um nós.
5-Para que servem as teorias?
R- As teorias organizam os dados e incorporam novas descobertas e são fontes de hipóteses.
6-Quais são as perspectivas sobre o desenvolvimento humano como ciclo de vida e as teorias que as abordam?
R- A psicanalítica com Freud, a da aprendizagem com Skinner, a humanista com Maslow, a cognitivista com Piaget, a sócio cultural com Vygotsky, porém é certo que nenhuma delas possui todas as respostas.
7-Quais as que abordaremos em nosso estudo?
R- As abordagens conceituais que estudaremos, são:
A do desenvolvimento psicossocial e suas 8 fases de E.Erikson
A da tarefa desenvolvimentista com Havighurst(em 6 divisões) e a teoria do marco desenvolvimentista de Piaget.(Em conjunto com a leitura do D.Gallahue).
8- Alguma sugestão de interesse para nossos colegas alunos?
R-A perspectiva contextual com o Bronfenbrenner, é interessante, porque está atualizada, suas últimas pesquisas apontam para 1998, e falam de 4 sistemas que são: cronossistemas, macrossistema, exossistema, mesossistema que oscilam e giram ao redor do indivíduo.
Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails