A experiência ocorre com o tempo, mas a junção conhecimento teórico e a sua aplicação prática, pode ocorrer sempre.
No desenvolvimento humano, o conhecimento dos autores que sustentam as bases científicas, através de estudos em laboratórios, demonstram ser de fundamental importância. Saber dosar o exercício, motivar, direcionar uma criança e/ou adolescente é importante, por causa das possíveis sequelas/lesões.
Adaptar o esforço à idade, e respeitar o aprendizado do simples para o complexo, tendo em vista as suas fases corporais e de adaptação motora perante as experiências vivenciadas, é o nosso papel.
E ao promover diversas atividades, para que as crianças ou adolescentes adquiram novas experiências, e ultrapassem as habilidades fundamentais para seguir em direção ás específicas, que irão promover um indivíduo habilidoso, tanto no cognitivo quanto no motor, é conveniente.
O que transparece no afetivo depende muito do professor.
O pequeno video (com uso do celular) apresenta series de saltitos (habilidade fundamental) que foi ampliada, com a coordenação motora óculo-manual do aparelho Corda, pois muitas crianças não encontram facilidade demonstrando assim uma vivencia sedentária usual nos dias de hoje.
De acordo com os esquemas passados, a dificuldade apresentada em erros demasiados no estágio inicial, ao dominuirem, transformam-se em uma adaptação ao exercício e um automatismo.Estimulando assim a criança a aprender movimentos culturais/esportivos mais difíceis.